Sindicato das Autoescolas adquire moto adaptada para auxiliar PCDs a tirar CNH categoria A

O Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará adquiriu uma motocicleta adaptada para que as pessoas portadoras de deficiência (PCDs) residentes no Ceará possam realizar o sonho de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A. “Com o veículo adaptado, até mesmo pessoas com membros inferiores amputados ou sem mobilidade poderão tirar a CNH especial”, informa Eliardo Martins, presidente do Sindicato das Autoescolas.

O veículo, adaptado em São Paulo, trata-se de uma motocicleta marca Honda de 125 cilindradas, com três pneus. Segundo Eliardo, o veículo será compartilhado com os Centros de Formação de Condutores (CFCs) sindicalizados que tiverem alguma demanda de aluno no processo de habilitação especial.

A compra da motocicleta faz parte do programa “SINDAcessibiliadde”, que visa promover cada vez mais inclusão no trânsito. “A motocicleta adaptada é mais um passo à acessibilidade em nosso estado. Estamos felizes em poder proporcionar esse serviço aos nossos clientes. No Ceará, muitos PCDs já tiraram a habilitação categoria B para dirigir veículos de quatro rodas, no entanto, existe a demanda de muitos para a habilitação de motocicleta. Agora isso será possível com a moto adaptada que adquirimos”, completa Eliardo.

CNH Especial

A CNH especial é destinada às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que impactem diretamente na capacidade de dirigir e/ou pilotar. A diferença para a entrada no processo de retirada da CNH comum para a especial é que o PCD precisa passar por exames médicos, realizados em clínica credenciada ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) para avaliação da extensão da deficiência.

Com a autorização do médico, o candidato PcD já pode iniciar o processo de habilitação na autoescola credenciada, assim como qualquer outro aspirante a motorista. Quando aprovado nos exames, o campo das observações na CNH Especial do PCD será preenchido com a letra correspondente à adaptação necessária a ele.

Com a autorização para pilotar em mãos, o presidente do Sindicato explica que o cidadão precisará adquirir uma motocicleta adaptada à sua necessidade. “Ele vai aprender a pilotar em uma moto adaptada e só poderá pilotar moto adaptada. Por isso terá que adquirir um veículo em montadoras autorizadas e terá até a possibilidade de conseguir subsídios na compra”, informa Eliardo Martins.


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!