Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição 2023 anuncia municípios cearenses vencedores

A Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e o Instituto Áquila realizam no próximo dia 13 de novembro (segunda-feira),  a partir das 18h30, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a solenidade de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes” – Edição 2023, no Ceará. Trinta e oito dos 184 municípios cearenses estão na disputa.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. 

O prêmio realiza a etapa estadual neste mês de novembro em todos os estados brasileiros, quando serão conhecidos os três melhores municípios de cada categoria. Será um certificado alusivo à qualidade da gestão no pilar com maior pontuação. 

Já na fase nacional, a ser realizada em Brasília (DF) no dia 11 de dezembro de 2023, o prêmio dará um troféu para os vencedores de cada pilar e de cada categoria populacional. Todos os demais classificados para a etapa nacional, mas não ganhadores, receberão certificados alusivos ao destaque em âmbito nacional.

O evento, que tem apoio da Alece e da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) já conta com as presenças confirmadas do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides; do Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Valdomiro Távora; do Procurador Geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, entre outras autoridades.

“Estamos ansiosos para conhecer os vencedores da etapa estadual e mais ainda para ver o desempenho dos municípios cearenses na etapa nacional. Em 2022, apenas 3 municípios das Regiões Norte e Nordeste ganharam o prêmio nacional: Catunda (Educação – cidade com mais de 30 mil habitantes) e Sobral (Saúde e Educação – cidade com mais de 100 mil habitantes. Os gestores públicos do Ceará têm dado mostra de que são competitivos, então, queremos fazer um grande evento para homenagear os melhores tanto aqui quanto em Brasília”, afirmou o diretor geral da Band Ceará, Carlo Bastos.

O Prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o Oscar da Administração Pública no Brasil. A ideia é reconhecer as gestões municipais com melhor desempenho em 6 pilares definidos pelos especialistas para a avaliação:

  • Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
  • Educação.
  • Saúde e Bem-Estar.
  • Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
  • Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
  • Sustentabilidade.

Todas as cidades foram automaticamente inscritas na premiação e foram separadas três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local.

Confira as categorias:

Etapa Estadual

  • Menor ou igual a 30 mil habitantes.
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes.
  • Acima de 100 mil habitantes.

Etapa Nacional

  • Menor ou igual a 30 mil habitantes.
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes.
  • Entre 100 mil e 500 mil habitantes.
  • Acima de 500 mil habitantes.
  • Capitais.

Lista dos finalistas

  1. Antonina do Norte
  2. Aquiraz
  3. Baixio
  4. Brejo Santo
  5. Camocim
  6. Cariús
  7. Caucaia
  8. Crateús
  9. Crato
  10. Eusébio
  11. Fortaleza
  12. Guaramiranga
  13. Horizonte
  14. Iracema
  15. Irauçuba
  16. Itapipoca
  17. Jardim
  18. Juazeiro do Norte
  19. Limoeiro do Norte
  20. Maracanaú
  21. Massapê
  22. Meruoca
  23. Monsenhor Tabosa
  24. Moraújo
  25. Nova Russas
  26. Pacajus
  27. Pacujá
  28. Pereiro
  29. Pires Ferreira
  30. Quixeré
  31. Reriutaba
  32. São Benedito
  33. São Gonçalo do Amarante
  34. Sobral
  35. Solonópole
  36. Tauá
  37. Umari
  38. Varjota

Saiba mais sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes no site https://premiocidadesexcelentes.com.br/

Serviço

Entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 | Etapa regional do Ceará

Data: segunda-feira (13/11)

Horário: 18h30

Local: Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no 6º andar do edifício José Euclides Ferreira Gomes – Anexo II – da Assembleia Legislativa do Ceará

Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2674 – Dionísio Torres – Fortaleza/Ce


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!