Blockchain Sports lança plataforma digital para jogadores de futebol

A multinacional europeia Blockchain Sports realiza hoje, 15, em Fortaleza, o pré-lançamento de uma plataforma digital de scouting (procura de jogadores) para encontrar e apoiar os jogadores de futebol de base. O lançamento global ocorre em fevereiro em Dubai. O evento de hoje é fechado para convidados.

O evento contará com a presença do CEO da Blockchain Sports, o bielorrusso Saksonau Dzmitry, além de convidados de mais de 20 países, representantes de clubes de futebol cearenses, empresários, ex-jogadores como Zico, o francês Ludovic Giuly e o alemão Kevin Kuranyi, dentre outros players do mercado.

A plataforma, que une esporte e tecnologia, cria um ecossistema para acompanhar, desenvolver e contribuir com a carreira dos jogadores cadastrados. Os primeiros nomes que estarão na plataforma são de 30 jovens que já estão treinando em Acopiara, centro sul do estado do Ceará, no centro de treinamento construído pela empresa.

“Vamos usar inteligência artificial para monitorar e captar os dados relevantes sobre os jogadores durante os treinos e jogos. Essas informações ficarão disponíveis em nossa plataforma para que todos possam acessá-las. É uma nova e inclusiva forma de se aproximar dos seus jogadores favoritos. Estamos começando em Acopiara, mas a intenção é que em até dois anos tenhamos mais de 500 atletas cadastrados na plataforma, de vários estados e países”, explica Lucas Mapurunga, diretor de projetos da Blockchain Sports.

O projeto visa achar talentos espalhados pelo Brasil e lapida-los, através do suporte e da estrutura oferecida, até se tornarem jogadores profissionais. A plataforma irá auxiliar no processo dando aos atletas mais visibilidade; e aos agentes, empresários e dirigentes, informações e estatísticas atualizadas sobre cada jogador, incluindo posições, características no campo, mapa de calor e números como chutes, desarmes, movimentos com a bola, etc.

O CEO da Blockchain Sports, Saksonau Dzmitry, ressalta também o lado social do projeto. “A gente encontra um talento jovem, que a família não tem uma boa condição de vida, e que não teria uma oportunidade como essa e acolhemos, oferecendo alimentação de qualidade, educação, vestimentas, para ele e a família”, explicou o CEO. “Vamos começar no futebol masculino, mas já está no planejamento fazer esse movimento também para o feminino e outros esportes”, informou.

Centros de treinamentos

Com investimento ultrapassando R$ 300 milhões, a Blockchain Sports está construindo um Centro de Treinamento de última geração em Acopiara, interior do Ceará. O complexo terá alojamento, campos de grama natural e sintética, prédio administrativo, casas geminadas, escola, dormitórios, SPA, hotel, estádio para 10 mil pessoas, arquibancada e vestiários.

As obras já estão em andamento e, atualmente, os jovens que estão treinando no CT já utilizam dos campos de grama sintética, alojamento, além de alimentação, preparação física e treinos, e contam com o suporte de profissionais de nutrição, educação física, fisioterapia, massagista e técnicos capacitados. A previsão de conclusão do CT é 2025 e, quando concluído, comportará 150 atletas.

Para alavancar ainda mais o desenvolvimento dos jovens, está sendo criado o time profissional Acopiara Futebol Clube. “A partir de 2025 vamos passar a jogar os campeonatos de base aqui no estado, dando ainda mais visibilidade a plataforma e aos garotos nela inseridos. No futuro, vamos ingressar com time profissional para disputas regionais e nacionias”, afirmou Lucas.

Em paralelo às ações em Acopiara, a empresa também tem atividade em Sobral, região norte do estado e, segundo o diretor Lucas Mapurunga, as peneiras e treinamentos devem iniciar em breve. “Fortaleza também está no radar para criação de centro de treinamento. Os jogadores captados nessas cidades estarão na plataforma”, afirma.

Ceará no centro

Escolhidos para serem o ponto de partida desse projeto, o estado do Ceará e a cidade de Acopiara já estão se beneficiando do capital investido. A construção do Centro de Treinamento já gerou 500 empregos diretos na cidade, alavancando a economia da região.

“O Brasil é o principal celeiro de atletas do mundo, e vimos no Ceará um estado em que o futebol está crescendo bastante e que tem muito potencial de atletas. Além disso, é um local central do Nordeste, nos deixando perto de outros estados. Vimos a cidade de Acopiara como ideal pois essa região não possui muitos times profissionais, então vamos explorar essa lacuna”, explicou Saksonau Dzmitry.


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!