O melhor tamanho de um post para blog corporativo

O melhor tamanho de um post para blog corporativoEm geral, há um tempo atrás, existia o mito que de as pessoas não liam coisas longas. Então você deveria escrever textos curtos. Mas o que seria um texto curto? Algo tem torno de 500 ou menos palavras e um texto longo acima 1.500 palavras. E esse mito perdurou por muito tempo. O motivo é de que as pessoas não prestam muita atenção na internet e “engolem” e “vomitam” verdades prontas o tempo inteiro. Mas tudo isso é uma grande mentira. Você vai entender a mística (ou magia!?) sobre o melhor tamanho de um post para blog corporativo.

Para se ter uma idéia, os top 5 blog posts mais lidos do google tem mais de 2.000 palavras. Ou seja: isso seria um tamanho bem legal, as pessoas gostam e o google gosta de conteúdos longos e legais. Então, duas mil palavras é um número ideal e se você sempre fizer isso, vai dar certo? A resposta é não.

O tamanho do blog post não é um fator de ranqueamento. E o Google não diz especificamente o que ele usa para ranquear (segredos de estado!).

Mas o que importa para o Google?

Qualidade

São alguns aspectos técnicos como a abertura e rapidez do site, se o conteúdo e o texto está bacana, atrativo e exclusivo, novo e relevante. Também é muito importante que todas as características de SEO (Search Engene Optimization) estejam corretas e adequadas para serem melhor indexadas e ranqueadas. O melhor tamanho de um post para blog corporativo começa com boas técnicas.

Profundidade

Lembre-se: O Google nada mais é do que uma grande máquina de intenções. Quando alguém tem uma dúvida, ela quer aprender tudo sobre o assunto. Então, quanto mais o artigo tirar as dúvidas do leitor, melhor será para ranquear no buscador.

Responder Dúvidas

Responder à essas dúvidas é algo que requer uma pesquisa prévia em alguns sistemas de palavras chaves como SemRush, Google Planner etc. Lá você descobre o que as pessoas mais acham e o que elas menos acham nas pesquisas. No geral, será possível entender quais as dúvidas e escrever o melhor tamanho de um post para blog corporativo na sua empresa ou empresa que você trabalha.

Qual consequência disso?

O tamanho do blog é a consequência da execução precisa dessas etapas: qualidade, profundidade e responder dúvidas. O tamanho do blog é a consequência disso tudo. Esse é o cuidado que é preciso tomar. Mas porque os posts com mais de duas mil palavras ranqueiam melhor? Não é porque tem duas mil palavras, mas eles tem duas mil palavras porque são bons.

Ou seja: se alguém chegar com uma fórmula mágica para você, não acredite. Aqui mesmo, no blog da Engaja Comunicação, alguns posts de tem mais de duas mil palavras e alguns menos. O mais importante é ter qualidade, dizer o que ninguém disse ainda. Você não deve usar mais espaço “enchendo linguiça” e, se você fizer isso, pode ser que o efeito seja o inverso do que você esperava.

Na grande maioria dos casos, quanto mais você falar sobre um assunto, maior será o post. Você não deve aumentar o tamanho deste post artificialmente.

Dica: Veja os seus concorrentes

Entre no Google, faça uma pesquisa de palavra-chave que você quer ranquear. Entre no primeiro, segundo e terceiro resultado e veja quais dúvidas eles respondem. Ou seja: a sua missão é falar o que aqueles resultados falam e, no mínimo, melhorar muito esse conteúdo. Dizer mais sacadas, dicas, novidades sobre o assunto em questão. Se você falar mais do que ele, com certeza, seu post terá mais de duas mil palavras. Escreva o necessário com muita profundidade. O exercício é esse.

Outra dica: Reescreva os posts

Sabe aquele post que não ranqueou bem, ou que poderia ter sido mais visto e quase ninguém viu?Sua meta é melhorá-lo. Escreva mais dicas e sacadas para complementar. Tire mais dúvidas dos seus clientes e leitores e faça isso reescrevendo-o. Isso funciona muito bem e, se você cumprir todas essas etapas, o ideal é medir isso no google analytics para saber se a estratégia deu certo ou precisa de mais algum ajuste. O melhor tamanho de um post para blog corporativo pode estar nesta mudança.

Tá, mas eu quero saber “O melhor tamanho de um post para blog corporativo”

Já vi que você é daqueles e quer sempre um indicativo mais próximo do que fazer baseado em dados. Vamos lá: algumas pesquisas indicam, avaliando mais de 4.000 artigos de blogs sobre os mais variados temas, que artigos com mais de 1.000 palavras tendem a ter mais de 3 vezes mais tráfego do que os artigos com média de 500 palavras. Além disso, os posts maiores tem cerca de 60% mais compartilhamentos em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Whattsapp.

Entre o conheça a redes sociais gerenciadas em Fortaleza pela Engaja Comunicação e vejo o que fazemos para vários clientes no ambiente digital.


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!