Instituto Diageo alcança marco de mais de 700 bartenders no Ceará e inspira empreendedorismo na coquetelaria

23 novos bartenders formam-se neste mês no programa Learning for Life, do Instituto Diageo. Em sete anos, mais de 700 foram formados. Vários têm negócios em coquetelaria.

O Instituto Diageo – entidade sem fins lucrativos que realiza ações nas áreas de educação, capacitação profissional, geração de renda e responsabilidade na relação entre sociedade e álcool – promove a formatura da 20ª turma do seu programa Learning for Life, que profissionaliza, gratuitamente, jovens de baixa renda na função de bartender. Com 23 formandos, o evento acontece na segunda-feira, 9 de dezembro, às 9h, na Escola de Vida, Sabor e Arte (EVISA), em Fortaleza (CE). O destaque da programação é um campeonato de drinks, com premiação dos vencedores.

Realizado pelo Instituto Diageo em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, a EVISA e o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (IDESC), o Learning for Life é desenvolvido no Ceará desde 2012 e já formou 718 bartenders. A profissionalização compreende formação pessoal, além de teoria e prática, inclusive com práticas em bares e restaurantes. Os jovens são certificados para trabalhar em estabelecimentos ou empreender.

Na turma anterior, formada em agosto deste ano, alunos uniram o encanto com a elaboração de drinks misturando cachaça e ingredientes regionais (ervas, rapadura, caju etc.), à inspiração na entidade que é referência mundial na coquetelaria, a International Bartenders Association. Assim, surgiu a CHIBA (Cachaça International Bartenders Association).

O curso nos dá todo um suporte, um direcionamento. Oferece desenvolvimento pessoal e profissional além da parte prática”, afirma Natália Chagas, que comanda a CHIBA com mais dois colegas daquela turma, Flávio Vieira e Geane Alves. Natália conta que o conhecimento adquirido abriu a percepção deles para criar um negócio inovador no mercado local, focado em drinks com cachaça e conceito regional. Via Instagram, no perfil @chibadrinks, os jovens empreendedores fomentam o negócio e o universo da coquetelaria.

O curso foi uma transformação total na minha vida, me encontrei na profissão de bartender”, afirma Gabriela Benevinuto, que trabalhou com confecção anteriormente. Formada no Learning for Life há um ano e atuante no mercado desde então, ela também dá visibilidade à sua Tropical Drinks e Coquetéis por meio do Instagram @tropical.coquetel.

Com o Learning for Life, conseguimos unir a expertise da Diageo à inclusão social e profissional, um dos pilares do Instituto Diageo, capacitando jovens nessa área em grande expansão que é a coquetelaria”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

A parceria com o Instituto Diageo tem nos mostrado bons resultados na capacitação: a procura pelo curso de bartender, a atualidade da temática e os bons índices de aprendizado e aproveitamento de mercado das edições anteriores”, destaca a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

O programa é desenvolvido em Fortaleza e mais cinco cidades: Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, registrando mais de 21 mil bartenders formados desde seu início, no ano 2000.

Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que realiza ações nas áreas de educação, capacitação profissional, geração de renda e responsabilidade na relação entre sociedade e álcool. Entre as ações do instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa para atuação como bartender; o Fala Sério!, que conscientiza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos de idade; e o Tecendo o Futuro, que promove geração de renda por meio do artesanato com palha de carnaúba e contribui para a ressocialização de internas do sistema penitenciário do Ceará.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, YPIÓCA, TANQUERAY, CÎROC, GUINNESS e BAILEYS, entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em https://www.drinkiq.com/pt-br/

Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!