Grupo de 18 alunos e dois professores cearenses embarcaram para intercâmbio em Portugal

Viajar de avião, em uma viagem internacional, desembarcar na Europa e, em Portugal, poder visitar pontos importantes para a construção histórica do Brasil. Os próximos dias reservam essa experiência inédita para 18 estudantes e dois professores da rede pública de ensino de Itatira e Santa Quitéria, no Ceará. Eles foram selecionados para um intercâmbio de dez dias em Lisboa pelo projeto “Era uma Vez… Brasil” e embarcaram para essa jornada no último sábado, 11 de novembro. De malas prontas, eles se juntam a outros 100 intercambistas que partem de quatro estados brasileiros – Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

É quase unanimidade entre os participantes, sobretudo os estudantes, o fato desta ser a sua primeira viagem internacional e, para muitos deles, a primeira vez em um avião. Muito além de uma viagem turística para a Europa, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico que teve início junto ao ano letivo das escolas e veio se desenvolvendo ao longo de todo o ano.

A viagem é uma das etapas do projeto “Era uma Vez… Brasil”, iniciativa que está em sua sétima edição no país e estreou este ano no Ceará. O projeto reconta a História nacional, trabalhando na sala de aula de escolas municipais brasileiras narrativas que exaltam a importância dos povos originários e quilombolas na construção histórica do país.

Em 2023, o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis’”, em alusão aos 200 anos de independência, trabalhou a desconstrução da ideia enraizada no imaginário coletivo dos nomes tidos como heróis da independência. Em sala de aula, ao longo do ano, professores e alunos refletiram sobre os processos de independência ocorridos nos diversos territórios do Brasil, destacando outros atores históricos que por vezes não são lembrados como protagonistas.

Em Santa Quitéria e Itatira, o projeto contou 667 estudantes inscritos, mobilizando 38 professores de História e 32 escolas. Para acontecer, a iniciativa conta com a importante parceria do Consórcio Santa Quitéria, que patrocina o projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

“Projetos como esse fazem toda a diferença na vida de quem participa e das pessoas que os rodeiam. Fizemos questão que em 2023 o projeto viesse para o Ceará, para as cidades de Santa Quitéria e Itatira e temos a certeza de que toda a região vai se beneficiar dos momentos que esses jovens estão vivenciando e ainda irão vivenciar. Estamos muito felizes de estarmos chegando nesta fase, que é a mais esperada pelos participantes, sabendo que 20 cearenses, da rede pública de ensino, estão indo para Portugal ver a nossa história com seus próprios olhos”, comentou Cleber Andrioli, gerente de Sustentabilidade, Comunicação e Relacionamento da Galvani.

RUMO A PORTUGAL
A viagem, então, coroa um processo de quatro etapas de um programa de atividades educativas, artísticas e culturais. Em Portugal, serão dez dias vivenciando experiências, visitando locais emblemáticos de Lisboa, importantes para a História do Brasil, e discutindo o processo colonizatório. Além dos pontos históricos, o grupo visitará escolas portuguesas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 28 curtas-metragens e um livro de 100 histórias em quadrinhos (HQs) escritas e ilustradas por eles durante a primeira etapa do projeto.

“Muito esperada pelos alunos, a viagem é uma das etapas mais fundamentais do “Era Uma Vez…Brasil”. A possibilidade de vivenciar outro país, conhecer outra cultura, ver de perto um lado das suas origens, percorrendo caminhos que só viram nos livros e, principalmente, poder trocar experiências com outros jovens é algo muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

No grupo de 120 brasileiros que desembarcam em Portugal estão estudantes e professores de oitavo ano da rede pública de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!