Falar o termo “Inbound Marketing” é chique e soa bem numa reunião de negócios. Mas você precisa entender o que é e qual a diferença em relação ao modelo tradicional de marketing, ou “outbound marketing”.
O outbound marketing é o marketing em push, ou seja, que empurra as informações direto para o consumidor. Esse modelo tradicional geralmente acontece através da veiculação de mídia paga. Nada contra essa visão. O problema é que ela perdeu bastante poder com a melhoria da banda de internet e com o fortalecimento das redes sociais. Aí você diz: “Como ela perdeu poder se todo mundo ainda assiste tv?”. Beleza, pode ser que grande parte da população ainda assista tv. Mas o que acontece quando entra o intervalo da sua programação? O que você faz? Claro que você entra no Facebook ou acessa o Instagram pra curtir a foto do amigo.
Um dos pontos fracos do outbound marketing é que antes as pessoa tinham a chamada “atenção exclusiva”, justamente por não ter o que consumir. Hoje isso mudou. Apesar de muitos verem as mídias tradicionais como uma tacada certa para se fazer negócio. Nós temos que entender que as empresas não tem mais o controle total da comunicação porque todos nós somos geradores de conteúdos. E o boca-a-boca moderno nas mídias sociais é o que existe de mais forte em termos de construção e desconstrução de marca. Não existe existe controle total sobre isso, mas existem formas de se trabalhar.
Essa nova visão do marketing tem como foco transformar a empresa em uma “figura admirável”. Através do compartilhamento e criação de conteúdo de qualidade direcionado a um público-alvo.
No Inbound Marketing o máximo de informação é repassada para possibilitar que o consumidor faça uma escolha mais consciente. O modelo é bastante inteligente. Você já reparou como as pessoas defendem com unhas e dentes uma escolha feita por eles mesmas versus uma “escolha feita no lugar delas”?
O conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa são as premissas do inbound marketing. Ele dá escolha para sua empresa interagir com o consumidor de várias maneiras. Como isso acontece?
São quatro pilares: geração de tráfego, geração de leads, conversão de leads em vendas e análise e mensuração. Pra resumir são quatro ações: atrair, converter, fechar e encantar. Imagine um funil onde entram visitantes e saem clientes que promovem o seu negócio?
Conheça o serviço de inbound marketing em Fortaleza realizado pela Engaja Comunicação.
0 Comentários