Hospital Waldemar Alcântara zera casos de infecções na UTI

Os profissionais que atuam no setor receberam certificados que atestam as conquistas, emitidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Hospital do Coração (HCor).

Após um intenso trabalho de adoção de protocolos de boas práticas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) conseguiu zerar os casos de Infecções Primária de Corrente Sanguínea Laboratorial (IPCSL) e do Trato Urinário (ITU).

Relatórios relativos à atuação das equipes da UTI comprovam a alta adesão dos profissionais aos chamados bundles de prevenção de infecções, que são listas de boas práticas com os pacientes.

O setor adota bundles para prevenir ITU, IPCSL e Pneumonia Associada à Ventilação (PAV). Os relatórios dos meses de novembro de dezembro de 2019 mostram que a adesão a essas boas práticas é de 95%.

“Por meio desses protocolos, nós podemos observar todos os detalhes para prevenir infecções. Todos os processos são bem gerenciados e nossos profissionais são treinados e incentivados a aderir. A UTI Adulto demonstra esses ótimos resultados que refletem no bem-estar dos pacientes”, disse o diretor do HGWA, dr. Denys Briand.

A adoção de bundles de prevenção a infecções é uma das atividades do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

“Nós já tínhamos uma cultura voltada para processos assistenciais e já tínhamos uma queda importante nos índices de infecções. O projeto trouxe um grande benefício aos pacientes e deu um upgrade nos nossos processos, pois passamos a ter um acompanhamento mais de perto. Foi através disso que conseguimos zerar os casos dessas infecções”, explica o dr. Denison Couto, coordenador da UTI Adulto.

Certificados

Os profissionais que atuam no setor receberam certificados que atestam as conquistas, emitidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Hospital do Coração (HCor).

Desde 2017, o HGWA e outras três unidades de saúde do Governo do Ceará (Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Regional do Cariri) fazem parte do programa, que tem como meta reduzir em 50% os casos de Infecções Primária de Corrente Sanguínea Laboratorial e do Trato Urinário e de Pneumonia Associada à Ventilação.


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!