Por


Assessoria de imprensa no gerenciamento de crise

O conceito básico da assessoria de imprensa no gerenciamento de crises é a preservação e/ou recuperação da imagem de um político, autoridade, instituição ou empresa que enfrente denúncias de qualquer ordem, perante a mídia e a opinião pública (externa e interna).

Mas algumas atitudes simples precisam ser tomadas de imediato e permeiam o trabalho da gestão de comunicação:

1. Defender o benefício da dúvida

É o direito do acusado de expor sua versão dos fatos. Nesse caso, é mais uma postura do assessor do que, propriamente, uma ação. Deixe que ele sinta que existe verdade nesta atitude e que você, de fato, acredita no que vai, posteriormente, divulgar à imprensa.

2. Aconselhar o denunciado

Quando for o caso, aconselhe o denunciado a assumir os erros e formular argumentos lógicos de explicação. É preciso orientá-lo de que não basta apenas ser honesto, mas “parecer” honesto e isto é fundamental na interlocução com os jornalistas e editores e, consequentemente, com o publico.

3. Comunicar as argumentações da defesa

Essa comunicação deve ser à sociedade, por meio da imprensa e redes sociais, e ao publico interno, via newsletter, intranet e mídias próprias. Esta observacao, aliás, vale para toda atividade de assessoria de imprensa no gerenciamento de crises, seja no setor público ou no privado.

4. Ter postura ética

Tem de ser fator condicionante para a assessoria de imprensa e seus recursos humanos. O secretário de comunicação ou o titular do setor não pode a) ser ou tolerar “fantasma” em sua repartição; b) não pode contratar serviços sem licitação pública; c) não pode receber comissões de fornecedores terceirizados; d) não pode oferecer propinas e/ou facilidades a jornalistas.

“Construir artificialmente a imagem de uma personalidade pública é tarefa factível, mas efêmera. Estratégias de comunicação não resistem a uma celebre ditado: é impossível enganar todos por muito tempo.”

Saiba mais sobre o trabalho de gerenciamento de crise em fortaleza realizado pela Engaja Comunicação


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe: