World Summit on Energy Transition (WSoET) reafirma o protagonismo do Brasil e do Ceará na transição energética global

Evento a ser realizado em Fortaleza nos dias 28 e 29 de novembro é o mais importante do país sobre o tema neste ano. Com palestrantes nacionais e internacionais, vai envolver participanabordar estratégias inovadoras que contribuem para diminuir as mudanças climáticas

Em um cenário global de mudanças climáticas, as últimas três décadas foram de grandes avanços na transição energética para o Brasil, em especial para o Ceará. O estado tem desenvolvido estratégias inovadoras em energia limpa nos últimos 30 anos, sendo pioneiro recentemente na produção de hidrogênio verde na América Latina. Graças a essa trajetória, o Ceará vai sediar o World Summit on Energy Transition (WSoET), a Cúpula Mundial sobre Transição Energética, nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, uma realização do Winds for Future, da Advanced Leadership Foundation e do Global Institute for the Future of Tourism.

O WSoET é o evento mais importante do país sobre o tema neste ano e tem como diferencial a reunião de especialistas globais, investidores, figuras influentes e celebridades internacionais para debater os desafios impostos pelas mudanças climáticas e explorar as vastas oportunidades associadas à transição energética.

Ángel Gurría, Secretário-Geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) entre 2006 e 2021, está entre os palestrantes. Também estarão na Cúpula participantes ligados à Organização dos Estados Americanos (OEA), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), representando mais de 22 países, com ministros, ex-presidentes e especialistas em energia.

A Cúpula tem por objetivo, acima de tudo, impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e estratégias relacionadas ao hidrogênio verde, buscando a criação de uma matriz energética mais sustentável e eficiente, que possa contribuir para diminuir os impactos das mudanças climáticas.

Entre os principais pontos de discussão estarão o desenvolvimento de um Roadmap para o setor, a avaliação de incentivos para o hypercluster em torno das energias renováveis e de baixo carbono, a criação de infraestruturas adequadas, a formação de uma cadeia de suprimentos sólida e o estabelecimento de marcos jurídicos. O objetivo é fomentar parcerias globais indispensáveis para acelerar esse processo.

Diálogo
O World Summit on Energy Transition será uma plataforma de diálogo entre indústria, academia, governo e terceiro setor, para explorar as vantagens e oportunidades na promoção de um modelo de transição energética. Outro objetivo será inspirar novos participantes a aderirem ao movimento, acelerando o processo de transição e promovendo uma mobilização global. Nesse sentido, as discussões abordarão as tendências internacionais e a inteligência de mercado.

Por fim, a Cúpula traçará um roteiro estratégico para o Brasil, destacando o papel de protagonismo que o Ceará pode assumir nesse processo. Com seus abundantes recursos naturais — como vento, sol e oceano —, o estado tem todos os elementos para se tornar um polo estratégico na matriz energética global limpa e moderna.

World Summit on Energy Transition – WSoET
28 e 29 de novembro de 2024
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Informações e programação: https://energytransition.com.br


Conteúdo VIP:

Junte-se a milhares de leitores inteligentes e receba atualizações,
artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com a sua comunicação!


Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!
Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!