INFLUÊNCIA

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Assessoria de imprensa é divulgar uma empresa, instituição ou causa nos espaços editoriais dos veículos de comunicação, como TVs, jornais, rádios e revistas.

Nossa atuação em assessoria de imprensa é sempre alinhada com o foco de nossos clientes, buscando os melhores resultados.

Atuamos de uma forma diferente com encontros de relacionamentos institucionais, visitas às redações, sugestões de pautas estratégicas.

O time da Engaja Comunicação conta com diretores e colaboradores que já passaram pelas principais redações do Ceará, o que facilita o acesso e a conexão com os profissionais que lá trabalham. O trabalho é mensurado e o resultado é apresentado mensalmente aos nossos clientes.

RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS E INSTITUCIONAIS

Em linhas gerais, relações governamentais são o conjunto de estratégias de relacionamento empreendidas por quaisquer pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, grupos sociais ou econômicos, com o objetivo de instrumentalizar as autoridades públicas a tomarem uma melhor decisão política.

As estratégias de relacionamento – que são o ponto central da atividade – passam pela identificação dos temas em discussão no poder público e como estas discussões influenciam as atividades de determinado grupo da sociedade civil.

Ou seja, antes de mais nada, o trabalho do profissional de relações governamentais começa pela identificação de quais são as discussões acontecendo dentro dos governos que podem afetar a atividade da pessoa ou grupo que pretende interagir com o setor público. Esta identificação se dá por meio do monitoramento legislativo, além do acompanhamento dos atos do poder executivo, indicando, por exemplo, quais os parâmetros históricos daquele governo na formação de determinadas políticas públicas e de seus processos decisórios.

Feita esta identificação, determina-se como estas discussões afetam determinada atividade e se elas são constitucionalmente adequadas, se elas possuem boa técnica legislativa e se estão dentro da competência do ente que está discutindo a questão. Os argumentos e reivindicações veiculados em uma ação de relações governamentais passam pela observação destes mencionados aspectos constitucionais e legais, por este motivo, por muitos anos, a prática de lobbying nos Estados Unidos ficou a cargo dos escritórios de advocacia, pois os advogados possuem facilidade na leitura destes aspectos jurídicos da atuação governamental.

Com o objetivo de cada vez mais construir estratégias de comunicação eficientes entre as marcas e o poder público, a Engaja Comunicação, através do seu time da área de Relações Governamentais e Institucionais, desenvolveu uma série de produtos para acompanhar os ambientes normativo e legislativo.

Acompanhando o dia-a-dia das Casas Legislativas e do Poder Executivo, nossos profissionais transformam dados e discussões em informações relevantes. Além disso, buscamos  mitigar riscos regulatórios e garantir novas oportunidades de negócios.

Nossos produtos nessa área:

1. Varredura – É necessário uma ampla busca nos ambientes normativo e legislativo para identificar projetos de lei de interesse do cliente.

2. Mapeamento de Stakeholders – A identificação e a descrição dos perfis das partes interessadas de um projeto de Relações Governamentais e Institucionais.

3. Monitoramento – Profissionais de relações governamentais buscam permanente nos sistemas de informação das Casas Legislativas e do Poder Executivo.

4. Alertas – Sistema de comunicação com o uso de softwares para informação de notícias urgentes.

5. Análise de Cenários – A atividade de relações governamentais inclui a análise sistemática do cenário político e econômico que impacta diretamente nas ações e negócios do cliente.

6. Eventos – Agenda dos principais eventos governamentais e corporativos realizados no estado.

GERENCIAMENTO DE CRISES

Agir com velocidade, da forma certa e alinhados com questões jurídicas, administrativas e estratégicas dos nossos clientes para causar o menor dano é o foco da nossa atuação quando gerenciamos crises.

Nosso time atua desde a identificação prévia de possíveis crises até o planejamento, elaboração de planos de contingência. Atua também no gerenciamento de problemas graves nas corporações e instituições.

Nossa equipe também orienta o posicionamento junto aos veículos de comunicação. Se a crise já está instalada, nosso time irá atuar para dar voz ao ponto de vista da empresa sobre determinado assunto, da forma mais ágil e direcionada possível, visando eliminar repercussões negativas na mídia.

COLETIVA DE IMPRENSA

Coletiva de imprensa é reunir jornalistas de vários veículos de comunicação, ao mesmo tempo, para divulgar uma empresa, instituição ou causa. Muitas coletivas são para lançar eventos, marcas e/ou produtos, por isso há necessidade também da presença de alguns stakeholders que interessam ao cliente.

Nosso time pode ajudar na elaboração da lista de convidados, melhor horário, local, o que ter na apresentação, envio de convites etc. Tudo para que o evento aconteça e que o maior número de jornalistas e stakeholders que interessem aos clientes compareçam.

PRODUTOS CUSTOMIZADOS

Vivemos um período de verdadeira revolução no universo da comunicação. Se um dia o poder de informar esteve quase que exclusivamente nos domínios dos veículos tradicionais de comunicação, hoje o compartilhamento de conteúdo por meio da internet e de publicações próprias conferiu a este processo um caráter muito mais democrático e inclusivo. Muitas empresas, associações, e até mesmo profissionais liberais já se atentaram a esta realidade e possuem seus próprios meios de comunicação.

Alguns produtos customizados que produzimos:

Sites

Revistas

Blogs

Vídeos institucionais

Os objetivos com o investimento em um veículo de comunicação podem variar de acordo com as demandas de cada cliente: cativar o público externo, informar associados e funcionários e melhorar o ranking a pesquisa orgânica de sites. Desde o projeto gráfico à produção de conteúdo, nossos veículos de comunicação customizados são criados sob medida para atender a estas demandas. Aliado a estratégias de marketing efetivas, este serviço é essencial para fazer valer a sua voz neste novo mundo de acesso à informação livre e de qualidade.

PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS

A Engaja Comunicação tem um time pronto para a realização de eventos e ações que impactam clientes e seus públicos-alvos.

A realização de eventos e workshops é uma ótima opção para aproximar stakeholders. São muitos os detalhes a serem pensados e calculados, tanto em eventos quanto em workshops. Dentre os mais importantes estão: a escolha da data e horário, a linguagem visual e a infraestrutura do local escolhido para a cerimônia, a definição dos convidados, o que será servido e como este evento será divulgado. O planejamento e organização são uma garantia a mais de que este evento será bem sucedido.

Como uma agência de comunicação 360 graus, a Engaja pode conectar todos estes elementos de um evento, que juntos acabam se tornando fundamentais para que se atinja o máximo de resultados.

INFLUENCIADORES DIGITAIS

A Engaja Comunicação faz o monitoramento diário dos influencers mais importantes do mundo digital. O time da agência sabe usar o poder dos influenciadores para o seu produto e/ou marca, realizando ações e eventos.